Mesmo depois se informar e conversar com outras mamães, pode ser difícil identificar o que é ou não é normal durante a gravidez no meio de tantos sintomas que mudam rapidamente, até porque os sintomas e as percepções variam de grávida pra grávida. Ainda assim, existem alguns sinais que jamais devem ser ignorados e nós vamos listá-los aqui para que você possa ficar atenta.
Febre
Se sua temperatura chegar aos 37,5ºC, procure falar com um médico. Se estiver aos 39ºC, procure-o imediatamente, pois isso significa que você pode estar com alguma infecção. A alta temperatura do seu corpo pode prejudicar o bebê, então o médico pode orientar você a tomar um antibiótico ou a fazer repouso.
Sangramento vaginal
Sangramento leves e sem dor podem ser normais, mas mesmo assim você deve ir ao médico, pois pode ser um problema na placenta. Se o sangramento for intenso ou vier acompanhado de dores abdominais ou nas costas, pode ser uma ameaça de aborto, sintoma de gravidez ectópica (fora do útero) ou de placenta prévia. Num estágio mais avançado da gestação, pode indicar parto prematuro.
Se há líquido saindo pelo canal vaginal antes das 37 semanas, a bolsa pode ter estourado e você pode ter que ficar internada.
Sintomas de pré-eclampsia
Os sintomas de pré-eclâmpsia são: problemas de visão (embaçada, dupla ou com pontos de luz), dores de cabeça fortes por mais de duas horas, inchaço nas mãos, no rosto e nos olhos e dor na parte de cima ou no meio da barriga. Ganho repentino de peso (mais de 1kg) também pode ser um sinal.
Dor na parte de baixo da barriga ou dos lados
Essas dores podem ser um sinal de gravidez ectópica, aborto espontâneo, parto prematuro, descolamento da placenta ou mioma. Procure urgentemente um médico para saber se houve um desses problemas ou se é só uma distensão muscular.
Coceira, urina escura e fezes claras
Esses sintomas podem significar algum problema no fígado, como colestase ou hepatite, principalmente se a coceira for no corpo todo e intensa.
Vômitos em excesso
Se você vomita várias vezes por dia ou sempre que come ou bebe algo, não consegue nem tomar os remédios para enjoo de tanta náusea e está emagrecendo, procure um médico. Você pode ficar desidratada e isso vai prejudicar a você e ao bebê.
Diminuição dos movimentos do bebê
Se você está com mais de 22 semanas de gestação e não tiver sentido nenhum movimento do seu bebê em 24 horas, procure um médico, pois ele pode estar com problemas.
Diminuição da urina e aumento da sede
Podem ser sintomas de diabete gestacional ou desidratação, prejudiciais tanto para a gestante quanto para o bebê.
Dor ou queimação na hora de urinar, dor nas costas, febre e calafrios
Pode ser uma infeção uma infecção urinária, que deve ser tratada com antibióticos.
Tonturas e desmaios
Podem ser sintomas de pressão baixa. Como é muito comum ter vertigens na gravidez, é bom que você vá ao médico para descartar qualquer outra causa.
Quedas ou pancadas na barriga
Caso você caia, ligue para o médico e explique exatamente o que aconteceu, onde bateu, como caiu pra ele poder saber se existe algum risco. Se depois da queda houver contrações ou sangramento, corra para o hospital.
Intuição
Se você não consegue identificar nenhum sintoma específico mas está intranquila, se sentindo esquisita e acha que há algo de errado, ligue pro médico. Se não houver problema, ele pode te tranquilizar, já que as mudanças do seu corpo estão acontecendo muito rapidamente e é natural não ter certeza do que você está sentindo. O mais importante é se certificar de que está tudo bem e eliminar preocupações.