A mulher pode pintar os cabelos durante a gravidez?


Não importa se você é ruiva, morena, platinada ou tem luzes, um dos assuntos que geram mais controvérsia no que diz respeito ao período de gestação é a tal pergunta que não se cala: “Mulher grávida pode ou não pode pintar os cabelos?”. Muitas não sabem que consequências o uso da tintura poderia trazer para o feto ou mesmo desconhecem que pode haver consequências. Então vamos explicar aqui o que pode ou não pode ser usado nessas ocasiões.
luzes

Realmente faz mal pintar os cabelos na gravidez?

Não existe atualmente nenhum estudo que possa dar 100% de certeza sobre os riscos de se pintar os cabelos durante o período de gestação, e por isso o assunto ainda é controverso. A Otis (Organização de Serviços de Informação sobre Teratologia, uma rede internacional que divulga os possíveis riscos na gravidez) afirma que provavelmente é seguro pintar os cabelos na gravidez. Provavelmente, ou seja, é melhor esperar que correr risco; não existe evidência de que é prejudicial, mas cuidados devem ser tomados.
A questão é que mesmo um simples condicionador pode causar alergias na gravidez, que é um período tão cheio de surpresas agradáveis quanto de ameaças em que coisas inofensivas podem se tornar prejudiciais.

Os produtos mais antigos possuem substâncias químicas perigosas para o feto, enquanto as marcas de produtos para cabelos mais atuais são mais seguras e não possuem risco comprovado. Mesmo assim é bom se precaver.

Quais cuidados devo tomar?

Independente do tipo de produto que você vai usar, prefira não utilizá-lo até o segundo trimestre de gestação, ou até a 12ª semana, porque é a partir desse momento que o feto tem a maioria dos órgãos formados, o que diminui os riscos. Ainda assim, procure seguir estes passos:
pintar-o-cabelo

Após o 3º mês de gestação

Não utilize produtos com amônia. A amônia é uma substância volátil, o que significa que ela pode ser aspirada pela gestante, então deve ser evitada. Evite também produtos que contenham guanidina, benzeno, iodo, chumbo e formol, que são substâncias presentes em produtos para tinturas, descolorantes e alisamentos.

Couro cabeludo

Procure utilizar produtos que não atinjam seu couro cabeludo. Ou seja, se você é loira platinada, esqueça a raiz. Mesmo que a absorção seja mínima, ainda há risco que que haja transmissão da substância para a corrente sanguínea.

Tonalizantes

Tonalizantes são mais indicados para o período de gestação exatamente por não possuírem fórmula com amônia, benzeno, chumbo e iodo, que podem ser prejudiciais à gestante ou ao feto nessa condição.
gravida-ruiva

Prolongando o tom

Prefira produtos utilizados para prolongar e fixar a cor da sua tintura. Há uma série de produtos utilizados em salões de beleza com esse propósito, e você pode encontrá-los lá ou em lojas especializadas. Eles são melhores porque a maioria interrompe processos oxidativos que se iniciam quando a tintura começa a abandonar os fios de cabelo. Prefira leave-ins (aqueles cremes sem enxágue utilizados depois da lavagem com xampu e condicionador) e produtos com filtro solar, pois o sol pode fazer com que a tintura se desbote.