A Partir de Quando É Possível Saber Se É Menino ou Menina?


A Partir de Quando É Possível Saber Se É Menino ou Menina?:
É só tomar conhecimento de uma gravidez e vem à tona um burburinho incessante — é menino ou menina? Pra quem já criava expectativas em torno da maternidade, essa é uma daquelas dúvidas quem trazem consigo outras mais a tiracolo, como a escolha do nome ou da decoração do quarto. Há quem prefira pintar o quartinho de amarelo, escolher um nome unissex e descobrir o sexo do bebê na hora H, mas existem algumas maneiras de ajudar quem é da família dos curiosos.
Menino ou Menina? Quando Posso Descobrir?

A partir de quanto tempo posso saber qual é o sexo do bebê?

O método mais conhecido (e mais acessível) é o ultrassom, que desanima os apressadinhos pois só é eficaz depois da 15ª semana, isso se o pequeno não inventar de fechar as perninhas durante o exame. Mas há inúmeros outros métodos:
Exame de sangue — pode ser realizado em laboratório a partir da 8ª semana, sem prescrição. Como no seu plasma está presente o DNA do seu bebê, esse teste vai identificar se existe rastro de cromossomo Y (masculino) no seu sangue. Ele possui uma eficácia de 99%, mas ainda não é realizado pela rede pública e o resultado sai em 5 dias úteis. Haverá também ambiguidade no resultado caso você esteja grávida de gêmeos ou mais: se houver presença de cromossomo Y, você só terá a certeza de que pelo menos um dos bebês é menino, mas não a certeza do sexo do(s) outro(s).
Teste de urina — pode ser realizado da mesma maneira que o teste de gravidez, lá pra 10ª semana. Você não terá que ir até um laboratório para realizá-lo e o exame fica pronto em 10 minutos. Em contrapartida, essa é uma tecnologia recente no Brasil, então o custo pode ser muito alto e o teste não será confiável caso você esteja realizando algum tratamento com progesterona ou hormônios similares, ou se estiver grávida de mais de um bebê. Segundo o fabricante, a eficácia é de 90%.
menino-ou-menina
Biópsia do vilo corial e Amniocentese — podem ser realizados entre a 10ª e 12ª semanas e 15ª e 18ª semanas, respectivamente. Na biópsia, é colhida uma parte da placenta, enquanto na amniocentese é retirado líquido amniótico, ambos com informações genéticas do bebê para exame em laboratório. A amniocentese é mais utilizada para descobrir se o feto possui algum problema cromossômico ou defeitos congênitos. Na maioria das vezes esses exames levam umas duas semanas pra ficarem prontos, e como se tratam de exames invasivos, eles podem apresentar uma taxa mínima de risco para o feto. Entretanto, a eficácia é de praticamente 100%.
Além desses métodos, existem outros menos convencionais como levar em conta o formato e tamanho da barriga (mais baixa e pontuda para meninos, mais alta e larga para meninas) ou utilizar a Tabela Chinesa.

Posso escolher o sexo do bebê?

Inseminação artificial pode ajudar muito, mas não dá garantia. Na fertilização in vitro os médicos podem identificar embriões femininos e masculinos, então poderão depositar no útero da mulher o que for escolhido, mas pra essa modalidade existem inúmeras restrições. Entre outras coisas, a data da fecundação, por outro lado, pode ajudar — veja como neste post.