Massagens Indicadas Na Gravidez
Apesar de ser um sonho para muitas mulheres, uma gravidez pode trazer muitos incômodos. Os maiores alvos de queixa durante a gestação são dores nas costas, dificuldade de encontrar uma posição confortável durante o sono e retenção de líquido, que leva a inchaço e peso nas pernas. Uma boa para aliviar esses sintomas é a massoterapia. Além de ajudar com esses sinais, alivia o estresse, o que é extremamente benéfico para você e seu bebê; existem técnicas voltadas especialmente para gestantes. Entretanto, há algumas restrições no que diz respeito ao tipo de massagem e em que período da gestação ela é realizada.
Tipos de Massagens
Para receber qualquer tipo de massagem durante a gestação, é preferível que você tenha autorização de seu médico. Os tipos mais conhecidos são estes:
Automassagem — não possui efeito terapêutico, mas aumenta o bem-estar e melhora a autoestima, que sofre grande impacto na gestação. Pode ajudar muito quem está com problema no sono.
Drenagem linfática — ajuda na retenção de líquidos, mais comum na gravidez. Diminui o inchaço, mas se houver propensão a reter líquido, o efeito será temporário. A massagem deve ser suave e aplicada com a mulher deitada de lado.
Shiatsu — alivia dores nas costas, estimula a circulação e diminui ansiedade e estresse. Pouquíssimas massagens são indicadas durante o primeiro trimestre, mas se aplicadas corretamente por um especialista, podem ajudar nos enjoos nesse período.
Pélvica — realizada pela própria gestante com a orientação de um especialista. Alonga os músicos da pélvis e aumenta a elasticidade do períneo (região situada entre a vulva e o ânus), o que evita a necessidade de uma episiotomia (corte do períneo no parto vaginal). Deve ser realizada a partir da 34ª semana de gestação, que é quando o assoalho pélvico ganha alongamento.
Relaxante — diminui dores lombares e ansiedade. Pode ser realizada durante toda a gravidez, contanto que seja com muita suavidade.
Ayuirvédica — é uma massagem indiana que alonga e relaxa os músculos e ajuda na respiração com movimentos baseados na Ioga.
Na água — realizada em uma banheira com jatos d’água. Melhora a circulação e é altamente relaxante, porque o corpo fica mais leve na água: Wastu é o Shiatsu na água. Pode ser realizado com a mulher de barriga para cima, porque nesse caso não há o mesmo peso da barriga sobre a coluna.
Reflexologia — controla a pressão arterial e pode ser usada para estimular o processo digestivo.
Quais as contra-indicações?
Drenagem linfática — não deve ser realizada em mulheres com insuficiência renal, trombose venal e infecções ou erupções cutâneas, nem em hipertensas, e como você pode adquirir hipertensão gestacional, faça um acompanhamento da sua pressão arterial previamente.
Shiatsu, Relaxante e Reflexologia — o estímulo de pontos inadequados pode induzir a contrações uterinas ou a um aborto espontâneo.
Ayuirvédica — deve ser realizada a partir do segundo trimestre e de maneira bem suave, pois hormônios relaxam os ligamentos-suporte das articulações, que ficam mais suscetíveis a lesões.
Na água — não deve ser realizada no primeiro trimestre e os jatos não devem atingir a região abdominal, nem ser muito fortes.
Não utilizar: óleos e cremes anticelulite, a base de cânfora e arnica, com corantes, substâncias químicas ou vasodilatadoras, com cafeína ou com aroma muito forte.