Até hoje, as chupetas causam polêmica na hora de discutir prós e contras de seu uso. As chupetas foram criadas a partir de mordedores e chocalhos para que se pudesse dar ao bebê algo que ele pudesse chupar seguramente — e sim, o ato de sucção realmente os acalma —, mas muitos pais se demonstram um pouco preocupados com o tempo durante o qual a criança usa a chupeta (ou o dedo), perguntando-se se este tempo não se estendeu demais. Saiba quais as vantagens e desvantagens da chupeta e como conseguir fazer com que seu filho perca o hábito.

Prós
Existem crianças que sentem maior necessidade de sugar que outras; é possível perceber isso em bebês que sugam o seio da mãe ainda que não estejam com fome, por exemplo. E por falar em amamentação, a sucção da chupeta pode ajudar bebês prematuros que ainda não conseguem sugar o seio do jeitinho certo pra se alimentar.O lado bom do uso da chupeta é que o ato de sugar acalma o bebê diminuindo seus batimentos cardíacos, ajudando-o a dormir ou tranquilizar. Por esse motivo, muitos pais recorrem a ela quando seus filhos estão muito inquietos ou como alguma dor, como cólica.
Contras
Há muita controvérsia no que diz respeito à relação entre a chupeta e a amamentação. Acredita-se que bicos diferentes podem confundir o bebê e atrapalhá-lo na hora de mamar, assim como acredita-se que a chupeta pode ajudá-lo, ou ainda que bebês que chupam chupeta mamam menos, o que contribuiria para menor estímulo da mama, logo, menor produção de leite. Esse último dado ainda não foi comprovado, mas apresenta fortes indícios.O uso prolongado da chupeta também pode causar problemas na dentição. Problemas dessa natureza, assim como o uso em si, causam problemas na fala, que exerce um papel essencial na comunicação da criança e, quando afetada, pode prejudica-la bastante.
Além do que já foi apresentado, o uso de chupetas já foi relacionado através de comprovações ou estatísticas com otites (infecções no ouvido) e infecções em geral.
Como se dá o bom uso da chupeta?

- Lembre-se de mantê-la sempre limpa;
- Troque se verificar que ela está gasta ou grudenta;
- Não mergulhe a chupeta em alimentos antes de dar pro seu filho;
- Procure chupetas ortodônticas;
- Dê a chupeta ao seu filho apenas quando ele precisar ou pedir, e não o tempo todo, como no caso de uma cólica ou dificuldade pra dormir.
Como fazer meu filho largar a chupeta?
Geralmente, a necessidade da sucção vai diminuindo de forma natural ou conforme o uso do acessório vai sendo limitado a um momento específico do dia. Se não é esse o caso, procure um substituto para a chupeta — de preferência que não seja um doce, mas alguma atividade. Comece a introduzir a ideia de que ele já está grande e que crianças grandes não usam chupeta. Avise-o que vocês vão “trocar” a chupeta por uma música na hora de dormir, por exemplo. Parabenize ou premie-o quando ele não usá-la.